Chapada dos Guimarães, Domingo, 22 de Maio de 2022
TV Chapada Canal 7
Chapada dos Guimarães, Domingo, 22 de Maio de 2022

TV Chapada Canal 7

Chapada dos Guimarães, Domingo, 22 de Maio de 2022

TV Chapada Canal 7

Notícia

Anvisa adota dois pesos e duas medidas, diz Mendes sobre vacinas

TV Chapada Canal 7 - Anvisa adota dois pesos e duas medidas, diz Mendes sobre vacinas

O governador Mauro Mendes (DEM) afirmou, durante cerimônia de entrega de equipamentos para a manutenção de estradas vicinais não asfaltadas, que lamenta o fato de a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ter imposto uma série de restrições para a aquisição das doses da vacina Sputnik V. Para o gestor, a agência adotou "dois pesos e duas medidas" ao analisar o imunizante russo e a vacina Janssen.

O gestor lembrou que a Anvisa flexibilizou a data de vencimento das vacinas da Johnson para que o imunizante chegasse ao Brasil e por outro lado criou empecilhos para que os estados adquirissem a vacina russa, que já é utilizada em mais de 60 países no mundo.

Com validade inicial de 27 de junho, a Agência autorizou a ampliação do prazo de três para quatro meses e meio, sob condições de armazenamento de 2° a 8° C. A decisão ocorreu em uma reunião dos diretores na segunda-feira (14) e vai no mesmo sentido do que já tinha decidido a FDA, a agência reguladora dos Estados Unidos. Com isso, os imunizantes irão vencer apenas no inicio de agosto. A previsão é que o Brasil receba nesta quarta 3 milhões de doses da Janssen, que por ser em dose única, poderá imunizar mais 3 milhões de brasileiros.

Mato Grosso negociava a entrega de 1,2 milhão de doses da Sputnik V, mas obteve liberação de adquirir cerca de 70 mil doses, o equivalente a 1% do total pleiteado.

Questionado se a motivação poderia ser política, o governador não quis se pronunciar, mas afirmou que os fatos existentes permitem que a própria população faça o juízo de valor.

O estado espera receber nos próximos dias mais doses da vacina Coronavac, que reforçarão a imunização da população matogrossense.

Conforme dados do Consórcio de Veículos de Imprensa no final de maio, 17,13% da população do estado já recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e 7,97% recebeu a segunda aplicação.

Comentários
`
Publicidade
Coopchamar faz orientação ambiental para promover a separação do material reciclável

De porta em porta. É assim que as integrantes da Coopchamar fazem o trabalho de orientação ambiental, que visa conscientizar as pessoas sobre a importância de separar do lixo comum o material reciclável. Além de preservar o meio ambiente, a prática também garante o sustento de 20 famílias, que hoje integram a Cooperativa em Chapada dos Guimarães. Saiba mais: ...

Ser Família inicia troca dos cartões de beneficiários após contratar nova empresa

O Governo de Mato Grosso começou a entrega dos novos cartões do Programa Ser Família Emergencial nesta segunda-feira. Conforme a Secretaria Municipal de Assistência Social de Chapada dos Guimarães, um mutirão será realizado para que os beneficiários sejam atendidos o mais rapidamente possível. No entanto, ainda não há data marcada para a entrega dos cartões no município. Confira: ...

Sema autua Usina de Manso por mortalidade de peixes

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente autuou a Usina Hidrelétrica de Manso após constatar que peixes, em sua maioria curimbatás, foram mortos por possível erro na manobra dos geradores da usina. Moradores da região ficaram indignados ao perceber os diversos peixes mortos boiando no Rio Manso. Os animais sofreram dilacerações, perdendo escamas e cabeças. Confira: ...